Transporte & Turismo

Nome:
Local: Brasília, DF, Brazil

sábado, 31 de maio de 2008

PORTOS DO BRASIL

Em junho, daremos início a uma série de matérias enfocando os principais portos brasileiros, iniciando pelo porto de Santos, considerado o principal porto da américa latina.
Aguardem.

Passagens aéreas até 80% mais baratas

Entra em vigor no próximo domingo, dia 1º de junho, a segunda etapa da liberação gradual das tarifas aéreas para vôos entre Brasil e outros países da América do Sul. A medida da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC autoriza o desconto de até 80% nos preços das passagens aéreas de vôos que saem do Brasil com destino aos 12 países da América do Sul: Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname.O desconto de até 80% pode ser aplicado sobre o valor de referência da Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata (International Air Transport Association). É válido para todos os vôos que partem do Brasil, tanto de companhias nacionais quanto internacionais, entre elas TAM, Gol, Varig, Aerolineas Argentinas, Lan, Pluna, American Airlines, British Airways, Lufthansa, Taca-Peru, Avianca e Lloyd Aéreo Boliviano.Antes dessa medida da ANAC, os vôos internacionais para a região estavam limitados a um desconto de 30%. Desde 1º de março, passou a vigorar o desconto máximo de 50%. Em 1º de setembro, valerá o regime de liberdade tarifária total.– A decisão da ANAC, como órgão regulador, visa estimular o aumento da concorrência e a redução do preço das passagens para o consumidor final, mas a opção de aplicar ou não o desconto é das companhias aéreas, de acordo com seu planejamento e estrutura de custos – explica Marcelo Guaranys, diretor da ANAC.A desregulamentação gradual das tarifas para a América do Sul é o primeiro passo para a flexibilização tarifária de todos os vôos internacionais que saem do Brasil. Para estimular a competição, incentivar a maior eficiência das empresas e promover o desenvolvimento do setor de aviação civil, beneficiando os passageiros, a agência também pretende flexibilizar as tarifas nos vôos entre países da América do Norte, Europa, Ásia, África e Oceania.
A agência vai abrir uma consulta pública para receber contribuições do setor e até o fim deste ano editará uma norma sobre o assunto. Com isso, a Agência pretende corrigir uma distorção entre os valores das passagens cobradas no Brasil e nos demais países, onde os preços praticados já são livres.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ANAC)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

LUSA - A MATRIZ PORTUGUESA

(foto: Esteves )


Se você ainda não teve a oprtunidade de visitar a exposição comemorativa dos 200 anos da chegada da Família Real ao País, corra, pois ela só estará disponível até domingo, dia 04 de maio, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.
(foto: Esteves)

Com projeto e desenvolvimento de Marcello Dantas, ele frisa que “a exposição trata da origem dos portugueses, da Pré-história até a era dos Descobrimento, trazendo pela primeira vez ao Brasil seu passado mais remoto, a presença romana, a idade média, os períodos islâmico e cristão, a presença judaica e formação de nossa língua. Boa parte desse conhecimento é fruto de pesquisas recentes que trouxeram de volta à luz, vários períodos da história de Portugal mantidos sob trevas durante séculos. Foi essa diversidade étnico cultural que fez de um pequeno país como Portugal em centro de conhecimento e intercâmbio, que o habilitou a se tornar uma potência, colonial nos séculos a seguir, e dar ao mundo sua primeira noção completa de contorno e sua primeira globalização".
"Essa exposição reúne um universo de acervos raríssimos, garimpado em mais de 35 instituições e com curadoria de 9 dos mais reconhecidos historiadores de Portugal, notórios saberes em suas áreas”, segundo consta no folder distribuído pelo CCBB.