MUSEU CALOUSTE GULBENKIAN - LISBOA
(foto: Esteves - Amândia defronte ao Museu Gulbenkian)
Um passeio imperdível em Lisboa é visitar o Museu Calouste Gulbenkian, onde pode-se apreciar um acervo maravilhoso de obras que vão da antiguidade oriental até meados do século XX, composto por cerca de 6.000 peças.
(foto:Esteves - arte oriental)
(foto Esteves - armário chinês)
O museu fica no seguinte endereço: Avenida de Berna 45 A - Lisboa.
Um breve relato sobre o colenionador:
Nascido em Istambul em 29 de março de 1869, filho de abastados comerciantes, teve sua vida profissional dedicada à indústria do petróleo, participando de importantes negociações que culminaram com o desenvolvimento da indústria petrolífera no Oriente Médio. Nestas negociações 5% das ações das companhias envolvidas foram revertidas para Gulbenkian, que passou a ser conhecido como o ¨Senhor 5 por cento¨.
A partir daí, tournou-se um dos mais notáveis colecionadores de arte do século XX.
Os últimos treze anos da sua vida foram passados em Lisboa, no Hotel Aviz (1942 a 1955) e, em reconhecimento à boa hospitalidade, presenteou o Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa com uma vasta e bela coleção. Por fim, deixou expresso em seu testamento a vontade de criar uma fundação com o seu nome, fundação esta construída em 1956, graças ao empenho do seu advogado português, José Azeredo Perdigão, que inaugurou em 1969 o museu, reunindo a totalidade da coleção de arte, com obras de Rodin, Van Dyck, Dupré, Courbet e outros.

<< Página inicial