PRINCIPAIS PORTOS DO BRASIL - ( I ) PORTO DE SANTOS
(Primordios do Porto de Santos. foto divulgação)
(vista geral do porto. foto divulgação)Os primeiros 260 metros de cais do porto de Santos foram inaugurados em 2 de fevereiro de 1892, com a atracação do vapor Nasmith, de bandeira inglesa, iniciando uma nova era para o desenvolvimento e expansão da cidade de Santos. Com o início da operação da São Paulo Railway em 1867, ligando a baixada santista à capital do estado, o comércio foi altamente favorecido incrementando o desenvolvimento, pressionando as autoridades para as necessidades de ampliação e modernização das instalações portuárias. Em 1888,o grupo liderado por Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle foi autorizado a construir e explorar por 39 anos, posteriormente prorrogado para 90 anos, o porto de Santos. Atravessando todos os ciclos do desenvolvimento econômico do país, o porto chegou aos dias de hoje, onde modernos equipamentos ajudam na movimentação dos diversos tipos de cargas, sejam granéis diversos, soja, café, sucos cítricos, veículos e as cargas conteneirizadas, embarcadas no moderno terminal de conteineres - TECON, situado à margem esquerda do estuário. Em 1980 o Govêrno Federal criou a Companhia Docas do Estado de São Paulo - CODESP, tendo em vista o término do contrato de concessão. Até os dias de hoje já foram movimentados pelo porto mais de 1 bilhão nde toneladas de carga, sendo que no ano de 2007, foi batido o recorde anual de movimentação, tendo sido alcançado o expressivo volume de 87.775.867 toneladas, por isso mesmo é considerado o maior porto da América Latina.
BREVE DESCRITIVO DO PORTO - O Porto de Santos está situado no maior centro comercial, Industrial e de consumo da América do sul, que atende as regiões metropolitanas de:
São Paulo – (Capital) Serviços, indústrias, sede de grandes empresas e do poder publico.
Campinas – Industrias e pólo tecnológico
São Jose dos Campos – industrias e setor aeroespacial. Sorocaba – Industrias tradicionais
Santos- Setor portuário, setor petroquímico, Comércio Exterior e Turismo. Os acessos ao Porto são: RODOVIAS - Anchieta-Imigrantes, Cônego Domenico Rangoni, BR-101 – Rio-Santos, SP-55 – Manoel da Nóbrega FERROVIAS - M.R.S. Logística, FCA, Brasil Ferrovias. Possui ainda os acessos pela hidrovia Tietê/Paraná, por dutovia e pelos aeroportos de Guarulhos e Gongonhas. A movimentação por modal do porto totaliza: 73% Rodoviário, 13 % ferroviário e 13,5% dutoviário. A área do Porto Organizado é de 7.700.000 de m² com 13 km de cais, 54 berços de atração com profundidade variando entre 7,6 e 13,5 metros, possui 520 tanques de armazenamento liquido com capacidade para 1.000.000. de m³, 500.000 m² de armazéns gerais, 1.000.000 de m² de pátio e 55.000 m de dutos. A empresa CODESP, que administra o Porto possui 1.178 empregados.

<< Página inicial