Exposição 200 anos de Indústria no Brasil



(fotos: Esteves)
Nosso blog visitou a exposição “200 anos de indústria no Brasil”, uma realização da CNI – Confederação Nacional da Indústria, montada no Museu do Automóvel, em Brasília, que estará aberta a visitação pública até o dia 25 de maio de 2008, de terça a domingo das 10 às 20h.
“O evento comemora os 200 anos da assinatura do Alvará de primeiro de abril de 1808, que autoriza as fábricas e manufaturas no Brasil, pautando-se pela escolha de objetos e tecnologias que servissem de referência aos vários períodos aí incluídos, oferece elementos para se compreender como as novas tecnologias, presentes em coisas simples, interferem no comportamento e no cotidiano das pessoas.
Em cada objeto construído, independente da tecnologia aplicada, há uma fração de história de nossa sociedade e daqueles técnicos e empresários, a maioria anônima, que permitiram que a vida de todos melhorasse: que o país avançasse em seu processo evolutivo.
A mostra destaca a importância das iniciativas governamentais no sentido de investir e capacitar o país com infra-estrutura, como fizeram Pedro II, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e outros governantes; da mesma forma, cita empresários que, acreditando no país e nos brasileiros, se preocuparam em concorrer para melhorar a posição do país no ranking dos países em desenvolvimento. A chegada de D. João e da família real portuguesa no Brasil foi um marco, posto que criou as condições para o país ganhar autonomia e se tornar independente, como ocorreu, por iniciativa de seu filho, logo após o retorno de D. João para Portugal. Cinco anos após ter tornado o Brasil independente de Portugal, Pedro I criou a Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional – SAIN, dando continuidade ao processo de industrialização e modernização das instituições que essa exposição comemora 200 anos depois.”
Reunindo peças do acervo de colecionadores e de museus que incluem desde jóias e artigos de vestuário, a veículos, aviões, máquinas e eletrodomésticos, que ajudaram a fazer parte do cotidiano de todos nós. Vale muitíssimo a pena gastar algumas horas de nossas folgas para uma visita deliciosa a essa exposição, pelo muito que temos a aprender com a pujança e a visão desse empreendedores.
(Fonte: Confederação Nacional da Indústria)

<< Página inicial